Thursday, March 29, 2007

Teoria da diferença de idades

Parece clara a influência que o meu filho já tem em mim. Reparei que dos 5 posts anteriores publicados neste blog, 3 são temas infantis. Apesar de não ser o tema neste, o que comecei a notar é que um filho tem grande influência nos pais, inclusivé no tempo que passa até os pais terem o filho seguinte.

A maior parte dos irmãos que conheço, sejam amigos ou filhos dos amigos, têm diferença de 2 anos e poucos meses ou então de 4/5 anos. Raramente têm 3 anos diferença. Porquê? É aqui que entra a minha teoria da influência do filho mais velho. Tiremos a essa diferença os 9 meses da gravidez: os mais novos foram feitos quando os mais velhos teriam entre 18 e 24 meses no primeiro caso e 3 anos e 3 meses ou mais no segundo caso.

Pela minha experiência, com um filho com pouco mais de 2 anos posso afirmar que entre os 18 e 24 meses é a melhor fase deles até ao momento. Todos os dias se desenvolvem, aprendem brincadeiras e palavras novas e continuam com muito bom espírito. Não é então de estranhar que os pais se esqueçam um pouco das noites sem dormir, da liberdade perdida, dos momentos que tinham a sós e se atirem para o segundo filho.

No entanto, a partir dos 2 anos, começam as birras por tudo e por nada. Uma nova fase de testar vontades. Garanto-vos que pensar em mais um, nesta fase, torna a não ser uma ideia muito atractiva.

Resta então esperar que a minha teoria esteja certa. O que significa que esta fase irá parar por volta dos 3 anos e 3 meses. Sim, bem sei que é cerca de um ano. Mas a esperança faz milagres.

No comments:

 
Who links to my website?