Thursday, March 08, 2007

Triagem

Há menos de uma semana tive de ir ao hospital. A primeira coisa que nos fazem é uma triagem. Quer dizer, é a segunda. Primeiro temos sempre de esperar, para não nos habituarmos mal.

Voltando à triagem. É um conceito interessante e bastante mais justo do que first come, first served do passado. Permite que os casos mais urgentes sejam resolvidos primeiro. Para quem usa as urgências para tudo e para nada, é quase um castigo, algo dissuador. Mas não bastando isto, existe mais um dado para prejudicar quem lá se dirige com uma simples constipação.

Voltando ao meu caso, logo na triagem e dado os óbvios sintomas, teria uma doença não grave, mas altamente contagiosa. É óbvio que poderia não ser atendido na hora e teria de esperar. Mas esperar onde, com algo contagioso? Pensam que numa sala ou espaço isolado? Ah!!!! Nem pensar, que o espaço é caro. Esperar é na sala de espera. E depois de exames para despiste e enquanto se aguarda (mais de uma hora pelos resultados)? Adivinharam: na sala de espera.

Cá está. O nosso sistema de castigo a quem utiliza mal as urgências dos hospitais. Terão de esperar horas e ainda poderão sair de lá com duas ou três doenças contagiosas, dependendo do número de pessoas que passaram pela mesma sala.

No comments:

 
Who links to my website?