Monday, February 11, 2008

Mais rápido que um AVC?

Desde meados de Janeiro que tanto em outdoors como em televisão se pode ver uma campanha promovida pelo Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional para as Doenças Cardiovasculares do Alto Comissariado da Saúde, e com o apoio do INEM. Cheia de boas intenções, a campanha tem por objectivo facilitar à população identificar sintomas de enfartes e AVCs, de forma a possibilitar a rápida acção. Não é então de admirar que tanto a Mariza como o Ruy de Carvalho se tenham associado e sejam a cara dos filmes de TV.

Mas há claramente algo que falha. Não me refiro há pouca pressão que a campanha tem, apesar da sua extrema importância. Ou da relevância da mensagem, a qual já gabei. A eficácia é que é bastante questionável. Pelo menos a que trata de identificação do AVC. Para quem não esteja ainda a reconhecer a campanha de que falo, esta é a imagem dos cartazes utilizados:

Foquemo-nos no texto. Ficamos então a saber que se tivermos falta de força num braço, a boca ao lado e dificuldade a falar é porque provavelmente estaremos prestes a ter um AVC e que de imediato devemos ligar para o 112.

Imaginemos então a situação. Com estes 3 sintomas, pegamos no telefone com o braço, o qual não tem força. No entanto, caso o consiguemos com todo o esforço que nos é possível na situação ou então com o outro braço, caso esse mantenha a força, há aindaque marcar os números. O que deverá se manter um desafio bem interessante.

Assim que a chamada seja atendida, é só dizermos o que se passa. Mas, é então que nos apercebemos: temos a boca ao lado e ainda dificuldade em falar. Sai-nos então algo como "audai-me. stou hh te u avv".

Espero que os operadores telefónicos do 112 tenham uma fantástica formação em como identificar uma chamada de alguém que esteja ter um AVC. Mais, que haja algum sistema de identificação do local de chamada. Senão por mais rápidos que sejamos a identificá-lo, o AVC será mais rápido a actuar do que nós, o 112 e o INEM juntos.

No comments:

 
Who links to my website?